Inlays, onlays e overlays

Nos dentes posteriores (pré-molares e molares) com estrutura dentária comprometida, as restaurações indiretas como “inlays” e “onlays” e “overlays” são uma boa opção por favorecerem a dissipação do stress das forças exercidas nos dentes a longo prazo.
Os “inlays”, “onlays” e “overlays” são restaurações confecionadas em laboratório, que podem ser executadas em diferentes materiais, possuindo como principais vantagens uma menor sensibilidade, dor e desconforto durante a mastigação, após a sua colocação, uma vez que permitem a obtenção de contactos mais precisos entre os dentes, diminuindo a impactação alimentar.
Em função do tamanho do dente e da superfície afetada podemos chamar estas restaurações de “inlays” ou “onlys” ou “overlays”.
Quando a superfície afetada do dente não envolve as extremidades, designamos estas restaurações de “inlays” (localizadas dentro do dente).
Os “onlays” e “overlays” envolvem uma ou mais extremidades do dente e, algumas das suas margens, ficam localizadas no exterior do dente.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Inlays, onlays e overlays

Comments are closed.